Câmara Transparente

O site Câmara Transparente, produzido pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (DAPP/FGV) procurou realizar um mapeamento de quais setores econômicos financiam os deputados federais eleitos em 2014 a partir dos dados fornecidos pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Através de infográfcos e da agregação dos dados brutos, um leitor leigo consegue facilmente identifcar padrões e analisar quais são os setores econômicos que mais contribuíram em cada estado.

Vale ressaltar que a metodologia utilizada pela DAPP incluia novos dados aos já existentes quando categoriza os doadores por ramo de atividade, já que tal informação não consta de forma integral na base bruta do TSE, gerando assim um novo banco de dados mais completo que o anterior. Em resumo, a DAPP conseguiu assim diminuir os requisitos que o usuário necessita para que consiga usufruir dos dados fornecidos pelo TSE e, desta forma, estender a utilização destes dados para a sociedade.

Em 2018, a DAPP retirou essa pesquisa de seu site. Enviamos e-mail à instituição perguntando o motivo mas não obtivemos resposta. Como eles geralmente não disponibilizam os resultados brutos de suas pesquisas para a comunidade, todos os resultados não podem mais ser visualizados. Tal fato, mostra a importância da disponibilização dos dados de pesquisa bem como os códigos que geram as visualizações. Sem o código aberto, perde-se a história.

Como forma de manter uma memória mínima do projeto, segue o texto que ficou armazenado no Internet Archive

LABVIS da EBA/UFRJ também documentou algumas telas de como funcionava a ferramenta. Ele pode ser visto aqui.

O processo de criação e design das telas do projeto foi documentado nesse post.

Endereço do site original