Datapol - Análise das eleições presidenciais francesas

 O DataPol agrega vários projetos que buscam analisar a campanha eleitoral francesa. 

Embora os dados digitais não proporcionem acesso ao que as pesquisas descrevem como "opinião pública", ele oferece um novo espaço de expressão que pode enriquecer muito nosso conhecimento de processos de mobilização política.
Eles também são a arena para um novo tipo de pesquisa interdisciplinar associando estreitamente pesquisadores em ciências humanas e sociais, cientistas de informática, designers de informação e jornalistas.
Chamadas de dados digitais para métodos e resultados que também são digitais.

O Datapol é uma das iniciativas do Medialab: laboratórios do SciencePro criado em 2009 na França para ajudar as ciências sociais e humanidades a tirar o máximo proveito da enorme quantidade de dados disponibilizados pela digitalização. Suas três missões primárias - metodologia, análise e teoria - são altamente integradas:

  • ajudar aqueles que estão aprendendo a utilizar as novas tecnologias.
  • analisar como a digitalização muda a mídia e as mediações que são objeto de ciências sociais e humanidades, particularmente em economia, ciência política, história e sociologia.
  • identificar como digitalizar tanto multiplica os dados quanto muda as práticas existentes, e ganha um novo controle sobre as questões fundamentais da teoria social.

Métodos digitais, estudos de mídia e teoria social são os três pilares do Medialab. Na verdade, ao contrário de outros centros da Sciences Po, a literatura é composta por um pequeno número de acadêmicos e um grande número de engenheiros que são susceptíveis de publicar (artigos, software ou métodos). Nesse sentido, seu modelo organizacional é semelhante a um laboratório de instrumentação científica.

A outra singularidade da organização do Medialab é confiar em duas áreas: ciências sociais, engenharia de dados digitais e design de informação, que se tornou uma necessidade devido à massa e à heterogeneidade de dados que perturbam os hábitos de leitura.

Cliquei aqui para conhccer o site