Atuação Política

A atuação dos políticos eleitos afeta de modo diferenciado os diversos estratos sociais. Partimos aqui da hipótese de que essa atuação está sempre relacionada, de modo mais ou menos direto, com os interesses econômicos desses estratos. Para testar nossa hipótese, além de conhecer os agentes econômicos que financiram a eleição de determinado político, é necessário mapear em detalhe sua atuação, de modo a poder verificar se e até que ponto a atuação em questão favorece os interesses dos financiadores em detrimento do interesse público. 

Listamos aqui diversas iniciativas e aplicações cívicas que procuram, através dos dados abertos governamentais, debulhar a atuação política no Brasil e também como ela é influenciada pelos agentes econômicos.


Vigie Aqui

O projeto Vigie Aqui tem como objetivo mapear as ações na justiça onde políticos brasileiros estejam citados, condenados, processados ou investigados. A ferramenta permite que o usuário instale um plugin no navegador e sempre que o nome de um político investigado aparece em algum site, o plugin avisa e mostra ...

Leia mais

Ruralômetro

O Ruralômetro é um banco de dados e uma ferramenta interativa que mede como os deputados federais eleitos em 2014 agiram frente a projetos de lei e medidas provisórias que têm impactos sobre o meio ambiente, os povos indígenas e trabalhadores rurais.

Leia mais

La Fabrique de la Loi

O Le Fabrique de la Loi é um site que realiza diversas análises visuais e textuais das leis que estão tramitando no parlamento francês, permitindo que o cidadão comum possa acompanhar o andamento de cada um dos projetos de lei e que possa analisar graficamente quais os projetos que mais ...

Leia mais

Olho Neles

O projeto Olho neles é uma coletânea de dados de gasto com verba indenizatória de várias casas legislativas brasileiras. Ele permite ver de maneira simples como os parlamentares estão gastando a verba, quem são os fornecedores que mais recebem e também mostra a totalização em uma linha do tempo.

Leia mais

Serenata de Amor

Criado em 2016, o projeto utiliza técnicas de inteligencia artificial para investigar valores gastos pelos deputados federais na chamada CEAP – Cota para Exercício da Atividade Parlamentar (que custeia alimentação, transporte, hospedagem e diversos outros itens), o projeto tem como objetivo primário encontrar despesas ilegais e cobrar explicações, enviando reclamações ...

Leia mais

Eventos/Pesquisas recentes

Infidelidade Partidária

Como se deu o troca-troca de partidos na legislatura de 2014-2018 ? Quais foram os deputados "infiéis" ? Excelente matéria no site JOTA. 

Farmi na New Left Review!

Artigo baseado na nossa pesquisa é referenciado na conceituada New Left Review

Politica nas Redes

Palestra no ITS-RIO 19/12/2018