Serenata de Amor

Criado em 2016, o projeto utiliza técnicas de inteligencia artificial para investigar valores gastos pelos deputados federais na chamada CEAP – Cota para Exercício da Atividade Parlamentar (que custeia alimentação, transporte, hospedagem e diversos outros itens), o projeto tem como objetivo primário encontrar despesas ilegais e cobrar explicações, enviando reclamações automáticas (utilizando o Twitter) para o deputado envolvido na possível irregularidade.  Para realizar o processamento, cruza os dados das despesas realizadas com os dados dos fornecedores que emitiram as notas fiscais de cada despesa, verificando, por exemplo, se o deputado gastou valores acima do razoável em um almoço ou se a compra de insumo está muito acima da média.

O projeto é todo baseado em software livre e teve seu início financiado por uma campanha colaborativo que arrecadou mais de R$80.000,00 à epoca. Conta atualmente com 5 desenvolvedores à frente do projeto e dezenas de colaboradores espalhados por todo o mundo.

A repercursão do projeto foi tão positiva que no final de 2017, o projeto foi integrado à Open Knowledge Foundation Brasil que emprestará sua infra-estrutura administrativa para acelerar as ações do projeto.

Como sugestões de melhoria para o projeto, sugerimos as seguintes ações: que a interface do site do poderia ser mais amigável, pensando no usuário leigo; produzir mais textos críticos como os postados no site e mais informações em sua página do Facebook, divulgando também  os resultados em suas três interfaces (site, Facebook e Twiter).

Para conhecer mais sobre o projeto, clique aqui