Traições e consensos: uma história visual do governismo na Câmara

A reportagem do Estadão recolheu todas as votações da Câmara dos Deputados desde 2003 e as dividiu em 2 grupos: as favoráveis ao governo e as contrárias.  A partir daí, montou gráficos que mostram os momentos em que a Presidência teve maioria no congresso, principalmente nos momentos cruciais como no primeiro ano do governo Lula e durante o processo de impeachment da presidenta Dilma.

O resultado das 31 mil votações foi agrupado de seis em seis meses para que pudesse mostrar quantos deputados, na média, votaram a favor e quantos votaram contra o Planalto no período. O objetivo do agrupamento foi de suavizar o gráfico, retirando possíveis outliers, o que fez com que o gráfico apresente formato de ondas.

Os gráficos ficaram bem interessantes pois mostram como o governo perdeu apoio durante o processo de Mensalão e como foi devastador no processo de impeachment e mostra também que foi uma votação atípica em relação ao histórico de votações pró-governo. A matéria completa no Estadão pode ser lida aqui.

E o melhor!! Para quem quer ver os detalhes de como utilizar os dados, os desenvolvedores disponibilizaram todos os códigos e a base de dados que utilizaram. O código fonte pode ser baixado aqui.

E a apresentação feita pelos desenvolvedores na edição de Março de 2019 do Cerveja com Dados em SP, pode ser vista aqui.