InfoGend

O InfoGend (Informação e Gênero) é um dos eixos do projeto FARMi que articula investigações sobre a igualdade de gênero, direitos das mulheres e acesso à informação.

O objetivo principal é evidenciar pesquisas e resultados sobre informações ligadas ao campo sócio-político que agreguem conhecimento às mulheres e fomentem o desenvolvimento de sua Competência Crítica em Informação.

As/os integrantes do núcleo defendem que saber acessar e utilizar de maneira crítica as informações e as novas formas de ativismo feminino digital, auxilia a compor os modos de organização e de mobilização, traduzindo mudanças estruturais no universo das mulheres em razão da era da informação e das novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Conferindo às suas ações um papel potencializador nas mediações e ações na triangulação mulher-sociedade-Estado.

Os estudos, já realizados e os futuros, propõem posicionamentos e julgamentos sobre o sistema político nacional e a avaliação de seu impacto sobre a igualdade de gênero, a tolerância e o respeito aos direitos das mulheres. Faz isso mediante o uso da Lei de Acesso à Informação, exercício da Ética em Informação, Accountability, Transparência Ativa e Passiva do Estado, Mídias e o exercício da Competência Crítica em Informação, no que tange à democracia, participação e representatividade da mulher nas diversas instâncias do país.


Pesquisas realizadas no eixo InfoGend

Um estudo do cenário jurídico-social do acesso à informação no Brasil Resumo: O presente artigo examina o desenvolvimento jurídico-social do acesso à informação no Brasil após cinco anos de vigência da Lei de Acesso à Informação, perpassando pelo Regime de Informação, evidenciado por estudos no campo da Ciência da Informação. ...

Leia mais

Os ideais da vereadora persistem em suas proposições: Marielle Presente!

Depois de concluirmos, em pesquisa anterior, que Marielle Franco recebeu votos em todas as regiões do Rio de Janeiro e em 100% das seções eleitorais da cidade com mais de 1000 eleitores, resolvemos dar visibilidade ao seu trabalho como vereadora e trazer novas informações aos nossos leitores. No exercício de ...

Leia mais

Plataforma ONU Mulher Brasil

A ONU Mulheres e Womanity Foundation apresentam, em parceria com o Instituto C&A, a Plataforma UNA, um mapa on-line estratégico, interativo e vivo, que mapeia o ecossistema brasileiro de iniciativas e organizações que atuam em contribuição da igualdade de gênero e empoderamento das mulheres no Brasil. Ecossistema - O mapa ...

Leia mais

Eventos/Pesquisas recentes

Infidelidade Partidária

Como se deu o troca-troca de partidos na legislatura de 2014-2018 ? Quais foram os deputados "infiéis" ? Excelente matéria no site JOTA. 

Farmi na New Left Review!

Artigo baseado na nossa pesquisa é referenciado na conceituada New Left Review

Politica nas Redes

Palestra no ITS-RIO 19/12/2018